segunda-feira, 1 de março de 2010

as estações do ano











A agricultura é um sector que sofre bastante com as alterações climáticas pois está bastante dependente das variações de temperatura.
O Verão é a época por norma mais prejudicial para o cultivo pois as temperaturas são muito elevadas e a água é escassa.
A primavera é a altura que marca o desabrochar das flores, as temperaturas são moderadas e o frio não se faz sentir muito.
No Outono aquilo de que nos lembramos logo é das árvores despidas. É uma estação moderada em termos de temperatura e antecede o nosso rigoroso inverno.
O inverno é uma época propícia ao desenvolvimento da agricultura pois a chuva faz crescer as plantações. Contudo, torna-se por vezes prejudicial quando a chuva não é moderada. Se chove em abundância também pode estragar o desenvolvimento do sector primário.
Com o avançar dos tempos e com a poluição as alterações climáticas são constantes. Quando é suposto estar frio está calor, quando é suposto chover faz sol ... e assim sucessivamente !

A lebre do arctico







Tamanho e peso




A lebre-ártica (Lepus arcticus) tem cerca de 60 centímetros de comprimento e pesa mais ou menos 9.12 LB's.









Filhotes
Gera de 2 a 5 filhotes por ano e o tempo de gestação é de aproximadamente 50 dias.









Pelagem
No inverno, quando a área em que vive fica coberta pela neve, a pelagem da lebre-ártica torna-se completamente branca. Já no verão, a sua pelagem muda de cor, tornando-se cinzenta.









Dieta
Se alimenta principalmente de plantas lenhosas mas em geral ela gosta de folhas, frutos, flores e grama. Alem disso ela tem um elevado sentido do olfato para encontrar salgueiros raminhos sobre a neve.



Locais



É distribuída ao longo da tundra, regiões setentrionais da Gronelândia e das partes do Canadá, bem como Alaska.






Referências
HOFFMAN, R. S., ANDREW, T. S. (2005). in WILSON, D. E., REEDER, D. M. (eds). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª ed. John Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, 2.142 pp. 2 vol.
Lagomorpha Specialist Group 1996. Lepus arcticus. IUCN 2007 IUCN Red List of Threatened Species. Acessado em 21 de janeiro de 2008.



leopardo neboloso


leopardo-nebuloso ou pantera-nebulosa (Neofelis nebulosa) é um felino de tamanho médio, medindo de 60 a 110 cm de comprimento e pesando entre 16 e 23 kg. Possui pelagem bronzeada ou marrom-clara e distintamente marcada com grandes elipses irregulares, de bordas escuras, das quais se diz terem formato de nebulosas, daí tanto seu nome vulgar quanto científico.
Vive nas florestas do Nepal, Malásia, China, Bornéue Sumatra. Embora sua área de ocorrência seja bastante extensa para os padrões atuais, é uma espécie que tende a desaparecer, devido principalmente à destruição de seu habitat.
É, de todos os felinos, o que possui os caninos proporcionalmente mais longos. Alimenta-se de pequenos mamíferos. Sua gestação, em cativeiro, dura entre 86 e 93 dias; nascem usualmente dois filhotes, cada um pesando 170 gramas.
Pesquisas genéticas patrocinadas pelo Fundo Mundial para Conservação da Vida Selvagem - WWF apontam a existência de uma segunda espécie em Borneo. A espécie foi batizada de Neofelis diardi.